quinta-feira, 13 de setembro de 2007

A mudança é uma constante

Passamos a vida a mudar, a fazer e a sofrer mudanças... logo desde bem pequeninos.. crescemos, mudamos as feições, mudamos de escola(s), mudamos alguns hábitos e sítios. Mudamos o corte de cabelo, mudamos de cabeleireiro, mudamos o tamanho da roupa e até às vezes o estilo de vestir. Mudamos de humores e de amores e até às vezes de amizades. Mudamos de emprego, mudamos de casa e às vezes a maneira de ver este ou aquele assunto passa a ser outra. Mudamos e aumentamos os conhecimentos, as experiências ensinam-nos a mudar alguns comportamentos, embora hajam sempre alguns q permanecem agarrados à nossa forma de ser.
Penso em várias fases da minha vida... "não gosto de calças e não as visto!", dizia eu com 4 anos... Só tinha um par de calças aos quadradinhos rosa e branco. Hoje adoro calças... "Nunca hei-de fazer Erasmus", dizia eu há bem pouco tempo... Hoje sinto que me fez mto bem, melhor do que eu imaginava.
Mudamos muito e em muitas coisas ao longo dos anos. Algumas mudanças somos nós que as queremos e que fazemos por elas, outras são-nos impostas. Algumas fazem-nos felizes, outras fazem-nos sofrer. Algumas são enormes e implicam mtas coisas, outras são pequenas, ainda que, mesmo assim, podem fazer toda a diferença.
A mudança é importante, sem dúvida. E à medida que nos vamos modificando, vamos coleccionando experiências, temos um dinamismo na vida que não pode parar. Mas também é bom saber que existem coisas, pessoas, ideias, valores, que vamos conquistando à medida que vamos crescendo e que não mudam. Que se tornam uma constante, uma base de um caminho que vamos traçando, umas vezes mais a direito outras vezes com curvas sinuosas e pedras onde parece que estamos destinados a tropeçar... Existem pessoas que acompanham as nossas mudanças sempre ao nosso lado à medida que nós vamos também acompanhando as suas...
"Então mas agora gostas de motas?"
"Já gostas de sapatos bicudos?"
"Queres ir para França?"
"Já gostas de queijo?"
"Já gostas de verdes?"
"Agora pintas as unhas?"
"Já usas saltos altos?"
...

Tantas pessoas que foram mudando e continuam comigo... E sabe mesmo bem!

Sem comentários: