domingo, 9 de julho de 2006

Nova vida...novos momentos (ainda Estágio)


O Erasmus já lá vai e com o fim da faculdade, novos dias nasceram para mim.
A sensação de acabar a licenciatura não é tão extraordinária quanto imaginei (no pouco que pensei nisso), mas não deixa de ser gratificante. Expectante e nostálgica, serão duas palavras indicadas para descrever o meu estado de espírito no dia em que me apercebi que era a sério, que a faculdade iria fazer parte do passado.
Um futuro batia à porta, mais próximo do que nunca. Mais uma decisão importante, mais sensações a borbulhar à flor da pele...e no fundo do coração.
Foi quase instantânea e curta demais a altura em que surgiu esta oportunidade de vir trabalhar para um jornal. Assim que saí da entrevista, sabia que queria aceitar. Tinha sede de aprender, não as coisas que vêm nos livros, mas instrumentos de trabalho. Tinha vontade de avançar, dar mais um passo. Por isso, antes de dizer que sim à oportunidade, já o meu coração batia pela ansiedade de começar. Era um desafio: um jornal de economia e negócios era o último lugar onde me veria a trabalhar e, no entanto, arrisquei com a certeza de que não me iria arrepender. Foi quase de impulso... uma espécie de chamamento de uma vontade interior que não conhecia bem em mim. Senti que tinha de avançar neste sentido porque também nesta profissão (e nesta altura do campeonato - estágio) tudo é benvindo!E estagiar num projecto de está a dar os primeiros passos é bom!
Já lá vão quase dois meses de estágio. Uma aventura em tudo diferente da do Erasmus, mas com uma certa dose de adrenalina semelhante...é novo...estou sozinha (e ao mesmo tempo não, a Ana acompanha-me)...é desafiante...motiva-me...faz-me crescer...é o primeiro passo para a minha independência!
A redacção é acolhedora e as pessoas também. O ambiente é calmo e atarefado ao mesmo tempo. Todos sabem o que fazer (menos nós, as estagiárias, que ainda precisamos de um empurrão). Director, chefe de redacção, administração, jornalistas, paginadores, fotógrafo...é vocabulário mais do que presente no meu dia-a-dia. Porém, esses tornaram-se, depressa, nomes que já pronuncio com à vontade e carinho: Álvaro, João, Margarida, Norinha, Armanda, Milena, Isabel, Pedro, Luís, Martinha, Maria, Paulo, Marco. E o mais giro é que há Luzes (Sol) que me acompanham...e continuam a fazer tanto sentido assim, ao pé de mim!!
Todos eles fazem parte do meu mundo. E eu faço parte da equipa.
Nesta nova fase, cumpro um objectivo muito específico: aprender a ser jornalista, aprender a gíria, o estilo, os dramas, os orgulhos, o poder, a gratificação, o prazer...de estar onde (sempre!?) quis! É bom...
Bem, agora deixo de lado as "aulas", os "furos", as "tardes livres", os "exames" e agarro as "horas extras", os "dias de trabalho", o "cansaço", os "takes da lusa", os "sábados livres".
Entro numa nova vida...misturada com novos momentos. Ainda é só o estágio...dia 15 de Agosto saberei se esta será a minha primeira "casa"...o meu primeiro emprego como jornalista!

Sem comentários: