segunda-feira, 25 de maio de 2009

Em que estás a pensar?

Parece que está na moda responder a esta pergunta a cada segundo. Pois que não estou para esta moda. E confesso até que me sinto incomodada com o facto de toda a gente (ou pelo menos os amigos da minha rede) saber o que estou a pensar neste instante. A verdade é que surgem os pensamentos mais absurdos neste tipo de situações! Podemos quebrar tabus e dizer que estamos a falar do Face Book. (Estrelinha está a escrever um post no B.A.BA sobre o face book).
E quando nos damos conta sabemos onde está o melhor amigo, o namorado ou aquela pessoa que não vemos há anos. Pois aqui, privacidade zero! Há também quem use o Twitter. Outro fenónemo pelo qual tenho alguma relutância. Ora, no meu único minuto zen vou actualizar o meu estado "twitter"? Hum...parece-me descabido. Mas há cada vez mais gente (e da boa) a recorrer a esta nova tecnologia das redes sociais que cai, quanto a mim, no limiar do egoísmo. Poderíamos talvez falar de uma espécie de egoísmo invertido. "Se partilho com o mundo que estou neste momento a almoçar na esplanada, porque sou egoísta?"...Não teria sido muito mais simpático, ligar ou mandar msg, "Estou a almoçar na esplanada, queres vir cá ter?".
Parece me que estamos a entrar num tipo de "cusquice" Grau 5, para o qual não existe retorno. Daqui só para pior. À distância de um clique consigo saber onde estás, o que gostas, de que és fã, e melhor, em que eventos vais participar! Do melhor!
Podemos também interpretar o Face Book como um muro de lamentações. Sim porque podemos fazer um scroll pelo mural de cada um e tirarmos notas sobre os seus estado de espírito. E que tal uma boa conversa? Não, é muito melhor julgar o estado do outro pelas reticências no fim da frase ou no smile disfarçado no fim do post. Para além de todos este manancial de hipóteses podemos também, pelo menos através do Twitter, seguir o dia deste ou daquele. Já não nos bastam as mensagens promocionais disto e daquilo, quanto mais mensagens com os estados de alma dos demais.
Quase que me equecia dos sucessivos Quizz lançados no Face Book, dos quais a malta gosta de partilhar os resultados. "Qual personagem do Sexo e a Cidade és tu?", "Que bolo és tu?", "Que professor de CC és tu?" (calhou-me o Pissarra...LOL)...Eu sei lá a quantidade de comparações que esta malta consegue arranjar!
Dou-me ainda conta que existem algumas personagens que conseguem estar online no Twitter, no Face Book, no Messenger, no Hi5, Myspace...hum...e na vida? Talvez se deixassem este tipo de pensamentos onomatopeicos para depois ou para coisas que realmente valham a pena...não se perdia nada! Ou pelo menos ganhava-se em qualidade! É que neste momento dou comigo absorvida por 1001 pensamentos dos outros que de valor pouco ou nada têm.
Isto para não falarmos dos Comentários. Sim, adoro esta secção. As conversas são por demais interessantes. Verdadeiros colunistas! Ele são comentários ao estado, à fotografia, aos amigos, aos amigos dos amigos, ao grupo, ao perfil...
Bem, acho que vou actualizar o meu estado. Sim, também estou no Face Book. Mas o melhor mesmo para saber onde estou é ligarem-me. Porque isto de actualizar o estado de 5 em 5 minutos não é para mim. Digamos que o meu estado de alma não dá para tanto.

1 comentário:

BettyBoop disse...

E o Pissarra diria: "será esse o novo espaço público?" :)