quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Here I go again.


Borboletas na barriga, ansiedade, receio, sonhos, expectativas, unhas roídas...se bem me lembro, foi assim que entrei pela primeira vez no Colégio Vasco da Gama, no meu primeiríssimo dia de aulas, na 1ª classe. Fui criada pela minha avó até tarde. Só aos seis anos me confrontei com uma escola e uma turma de amiguinhos. Até aí, as primas eram as colegas e a avó São a professora, que me mandava comer sempre mais.

Quase vinte anos depois, o estado é o mesmo quando me preparo para ter uma nova turma e uma nova escola, agora longe de casa. Com todo o conhecimento e experiência que acumulei, deveria ser diferente. Mas a verdade é que as borboletas continuam a voar até não sentir fome durante horas, e as unhas voltam a ser roídas, mesmo com verniz, e as expectativas oscilam de um lado para o outro, apesar de nunca gostar de as elevar demasiado alto...não há nada a fazer.

Depois de um Erasmus intenso, já não existe choque. Estamos mentalmente preparadas seja para o que for, depois de seis meses fora do lar. Mas uma nova escola é sempre uma nova escola. Ainda para mais quando se deixou essas lides há quase três anos. Voltar ao hábito das aulas, apontamentos, professores, trabalhos e testes mete um pouquinho de medo. Um medo saudável, bom até. Portanto, sim, o receio também cá mora.

Here I go again...a começar do zero: aprender a falar espanhol, aprender a fazer novos amigos, aprender a amar uma cidade (que já me cativou), aprender sozinha, aprender a conviver numa casa estranha, aprender a lidar com as saudades, aprender a viver noutro país, aprender a partilhar...

É mais um daqueles desafios. Daqueles que serão para a vida. Daqueles que nunca me arrependerei. Daqueles que não encontrarei palavras para o descrever. Por isso, não há tempo a perder.

Madrid, aqui me tens!

1 comentário:

Anónimo disse...

Desejo-te o maior sucesso por terras de nuestros hermanos! Certamente que Madrid te acolherá muy bien.
Beijooo gordo
Gonçalo :P