quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O mesmo erro duas vezes.

Há quem acredite que o mesmo erro não se comete duas vezes. Pois que não é verdade. Prova disso, eu. É como que comer o primeiro bombom da caixa e cobiçar o segundo. Quando sorrateiramente pensamos já na delicia do próximo. É mesmo isto. Ou mesmo quando atravessamos a estrada fora da passadeira, repetindo este gesto vezes sem conta, mesmo sabendo que a passadeira está mesmo ali ao lado.

O risco do erro faz com que uma e outra vez tropecemos naquele disparate de sempre. As questões de personalidade não são para aqui chamadas. Muitas são as vezes em que dou a voz à consciência e nada resulta. O ímpeto de conseguir contornar o desastre com maior audácia que da última vez atrai todo o comum mortal. É como se uma boa dose de teimosia se apoderasse do que chamamos vontade e de repente - o mesmo erro pela segunda vez. E sabe tão melhor. E a queda é tão mais leve e absurda.

É com muita facilidade que me deixo cair no mesmo erro pela segunda vez. Uma e outra, como se nunca tivesse ouvido o final desta história. Confesso que quis conferir se o que diziam as vozes da sabedoria era mentira. Porque o erro não dá lugar à sabedoria, isso todos sabemos. A máxima de que "é com os erros que se aprende", só se for para aqueles erros singulares. Que começam e acabam em jeito de lição. Aquele que se repete é porque se gosta. Porque se gosta de cair e saborear o levantar, de colher os frutos amargos e degustar o doce da conquista.

E porque o que tem de ser tem muita força, não ouso dizer não a um bom erro. Daqueles que sabem tão, mas tão bem. Dores de consciência só para aqueles que não vêm a longo prazo. Sim , porque a longo prazo vou transformando o erro em causa e a causa em desdém e passo do erro ao mal-entendido. E aí entram as palavras que desvendam as entrelinhas e os olhares mais indiscretos.


"Não foi um erro, foi um mal-entendido" - soa tão bem. Este sim é um erro repetido. O Eufemismo.

2 comentários:

Sofia Serrenho disse...

Madrinha, és a melhor!!! Obrigada pelas palavras que sabiamente me diriges, obrigada por apareceres como uma fadinha encantada quando estou a precisar e obrigada por conseguires entrar bem dentro da minha alma para a compreenderes. Gosto muito de tii :)

Anónimo disse...

just because I'm losing, doesn't mean I'm lost...