quinta-feira, 22 de abril de 2010

O meu sorriso.


Sempre a rir, dizem uns. Sim é verdade, levo a vida a rir. Não sou menina de sorrisos amarelos, aliás meio sorriso não é para mim (diga-o o sr. do cartão do cidadão). E mesmo, quando a vida não me sorri devolvo-lhe sempre uma boa gargalhada, em jeito de provocação. Foi o que fiz.

Lembro-me desta hstória. Eu tinha 12 anos e jogávamos ao elástico no pátio da escola. Eu fazia par com a Vanda. E no meio de tantos "1,2,3" esbocei um sorriso. A minha adversária (naquela altura, a minha melhor amiga) julgou que estava a gozá-la. Que talvez tivesse aldrabado a jogada. Brigámos. Muito. Foi difícil fazer as pazes. E recordo com tristeza o quanto me doeu. O sorriso tinha sido só um sorriso. Foi uma tarefa morosa fazê-la entender que estou sempre a sorrir. Lembro-me que chorei, de mochila às costas a caminho de casa da minha avó, por não ter conseguido explicar o quão sincero tinha sido aquele sorriso para a Vanda, que estava do outro lado do elástico a fazer macacadas. Chorei até casa da avó Joaquina e contei ao avô o que tinha acontecido. Quando terminei a minha história, percebi que o melhor era rir.


Não tive muitas histórias parecidas com esta, é certo. Deixo que os que me rodeiam entendam por si que levo a vida assim. Que adoro a minha gargalhada e que cada vez que a escuto me lembro do dia em que uma colega disse "essa gargalhada faz-nos muita falta". A mim também me faz falta, todos sabem. Ou talvez nem todos.

Existem pessoas más, já o disse aqui. Daquelas que dão sorrisos amarelos ou para quem meio sorriso basta. Daquelas que não entendem o meu sorriso e que invejam uma boa gargalhada. Que las hay, hay. E tal como naquele dia do jogo do elástico, hei-de recordar este dia do jogo dos crescidos. A rir.

1 comentário:

..mokanina! disse...

É óptimo ter sempre um sorriso desses por perto!!
..meios sorrisos também não me servem... ;)
..muah!***

P.S.: Continua sempre a sorrir dessa forma!