quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Desde pequena que gosto de ovos mexidos

(desculpa o plágio L.)
São poucas as memórias que tenho da minha infância. Recordo o cheiro a batatas fritas que percorria os correrdores até à mesa da sala da minha avó. Lembro me da minha 'casinha' fria, onde guardava os brinquedos e brincava ao sol. Assim como as lições de culinária em panelas do tamanho da minha mão. Sopas, sobremesas. Aprendi depressa as cores, é verdade. Na fábrica dos avós gostava de correr por entre os fardos, esconder os gatinhos pequenos para o meu avô não os ver, e brincar aos escritórios da Makro. Gostava de fazer de detective, de pesar me na balança das mercadorias e chegar sempre à conclusão que seria sempre a "Ana Palito". Em casa, lembro-me dos peixinhos que caiam ao chão e do gato preto...o Silvestre.
Gostava de brincar com carros, jogar ao berlinde (tinha uma colecção invejável), ao piolho e ao elástico. Eu e o Pepa brincávamos muito. Talvez daí a cumplicidade e o gosto dele por automóveis. Adorava brincar com as formigas. Fazer-lhes casinhas, cemitérios e alimentá-las com todas as sementes que havia no quintal da minha avó.
No Inverno, a mata enchia. Dávamos grandes passeios a dois, eu e o meu avô, aprendi o nome das árvores, das flores, o som das galinhas de água e o gosto dos pirolitos. Aprendi a fazer cadeirinhas de verga e a lançar pedras à água. Era fácil, o meu avô apanhava-me sempre as pedras mais lisinhas..gostava de ver os morcegos e de gritar para o fundo do Poio. Gostava de apanhar flores para dar à minha mãe. Lírios.
Em casa, recordo-me das escadas frias da minha casa velha. Do meu quarto e da marquise. Com as plantas e o telhado verde. Gostava de acordar mais cedo e deitar me no tapete do quarto dos meus pais. Gostava de ver o 'Bocas' com o Pepa e as primas. Com a Janeca gostava de brincar com as Barriguitas.
Gostava de jogar à bola com os meninos e talvez por isso usava sempre o cabelo curto. Detestava mesmo tirar as fotografias da escola, com as camisas abotoadas até às orelhas, a amarela era sem dúvida a pior. Assim como odiava aquele casaco cor de rosa choque que se embrulhava debaixo das botas e que a minha mãe dizia que protegia da chuva. Gostava de ouvir o meu pai na rádio.
Adorava brincar com os coelhinhos e fazer-lhes familias e até pô-los em corrida. A minha preferida era a Micaela.
Aprendi a andar de bicicleta na rampa do quintal. O meu avô sentado na cadeira de praia incentivou me. Caí poucas vezes. Até ao dia em que me estatelei a caminho da fábrica. Na rua brincava com o Pedro e o com o João Nuno, com o Snoopy a correr atrás de nós! E a (Ana)grita também! Jogávamos à macaca e trocávamos tazos!
Da escola, vinha a pé com as amigas. Fazíamos mil e uma paragens e quando dava passávamos por entre os campos de milho. Na casa da Ângela bebíamos batito de banana e comíamos tostas mistas. Humm...E um dia fui campeã da corrida de triciclos.
A minha avó fazia fatias douradas. Mas desde pequena que gosto de ovos mexidos, mal mexidos.

1 comentário:

Anónimo disse...

It's very nice to ever have met you,
it's nice to meet you, it would be nice to meet you again.

Ik hou van jou.

Fre