segunda-feira, 1 de março de 2010

O aniversário da Nês.

O aniversário da Nês é um evento do meu calendário. Sim, ela faz anos. Mas é tão mais do que isso. Habituei-me desde cedo a ter este dia guardado na agenda por inteiro. E é tão nosso. Seja ou não fim-de-semana, o aniversário da Nês parece-se a um casamento cigano, dura sempre mais do que o sopro das velas. Já lá vão 10 anos desde que a vi pela primeira vez cortar o bolo de mil-folhas. Já nessa altura era difícil explicar aos pais o porquê de dois dias de festa. Ainda ontem tive alguma dificuldade. Mas cada vez que acordo no dia seguinte, percebo o porquê. É especial. E é tão bom.

Os amigos continuam os mesmos. Os bolos da mãe da Nês também. Aqueles momentos junto à lareira, rodeada de tantas caras conhecidas que vi crescer, são deliciosos. Este ano até houve jantar em família, com os meus, os dela, as amigas e os maridos. E a festa continuou noite dentro. Entre risos, segredos, olhares indiscretos e muita magia. É isso. O aniversário da Nês é mágico. E cada ano é mais um bocadinho.

Porque crescemos juntas. Este ano percebi isso bem. Porque já não partilhámos o tal cobertor eléctrico do costume. Porque o pai da Nês já tem o bigode branco. E porque o meu já gosta de futebol. Porque a L. veio com o C. Porque a N. já tem uma princesa pequenina. Porque o A. está gordo. Porque a P. mudou de namorado. Porque o T. voltou a ligar. Porque a mãe da Nês não fez bolo de crunch. Porque a tia da Nês já não disse asneiras. Porque a prima pequenina passou a noite a trocar sms. Porque dormi na cama do T. Porque a A. não foi. Porque não saímos até de manhã. Porque a minha irmã tinha de ir embora mais cedo. Porque já não havia música no barracão. Porque não houve baba de camelo. Porque a fanta de laranja não se bebeu até ao fim. Porque adormeci no sofá e deixei toda a gente ir embora...Crescemos tanto.

E eu quero continuar a crescer com a Nês e com as amigas. Assim entre um prato de migas e uma fatia de bolo ministro.

Vou voltar a marcar este dia no meu calendário. Mesmo que já seja crescida. E que tenha percebido este ano que o mundo dos crescidos tem pessoas muito más.

Mas depois de dois dias cheia de gente boa, para quê querer mais?

1 comentário:

Branca de Neve disse...

Oh, tão lindo, tão verdade :)
Muah!