sábado, 14 de janeiro de 2006

Cansada

Tenho o espírto inquieto. E a mente cansada.
Olho em volta e o pequeno quarto que em tempos me pareceu acolhedor, simpático e já personalizado, mostra-se agora pintado de um cinzento-prisão. Quase que lhe consigo perscrutar os assobios abafados de uma arquitectura pobre, descuidada. As paredes brancas dão um ar luminoso, ilusão desmascarada pela sombra que o envolve. A dimensão fala a lingua dos limites e os olhos captam uma fotografia como que mal enquadrada nas linhas do mundo real. É pequeno, mas tem espaço para toda uma solidão encardida de vontades e decisões voluntárias. Sempre me senti bem aqui. Excepto neste dia.
Este é o quadro que pinto hoje, o fresco surrealista que absorvo exposto dianto de mim. Talvez seja uma distorção causada pela exaustão de um estudo prolongado, um esforço desmedido. Ou um mau-estar desenhado no papel da saudade. Não sei...
Só o grande recorte do quarto me leva para fora daqui. Uma grande janela, sempre ao nível dos olhos. Árvores, carros, ruas, o céu e pouco mais. Uma realidade. A realidade que consumo com longos olhares silenciosos e abstractos, todos os dias, ao longo desta clausura que escolhi.
Hoje visto-me de cinzento, de acordo com o tempo, o espírito e a alma. E o corpo, talvez...cansado, adoentado, fragilizado por um espirro ou um arrepio. Não passo o lápis preto pelos olhos, para me sentir mais invísivel, mais dedicada à condição de "estudo". Também não ponho perfume, aí talvez para um estar mais natural.
Estou cansada. Mesmo. E com um desalento camuflado por uma motivação que insisto em fazer sobreviver com sorrisos mal esboçados.
O quarto continua imóvel e sem expressão, mesmo depois de uma manhã atarefada, uma tarde absorta e um princípio de noite distraído. O quarto continua sem vida e num silêncio ensurdecedor. Ou serei eu?
Estou cansada...será só isso.

4 comentários:

Anónimo disse...

ohhhh :-|

mj disse...

Vai um crepe com morangos e gelado de baunilha?

doro-te, força.

Branca de Neve disse...

Todos temos os nossos dias né miga?
Uma nuvem mais negra q de vez em qdo passa no azul do céu da nossa vida e q por momentos n deixa o sol chegar a nós...

Mas depois essa nuvem passa e voltamos a sorrir, já n sentimos frio ou a melancolia do escuro...

Sentimo-nos bem!

Adoro te assim mto! muuuaahhh

Anónimo disse...

A Vida é assim mesmo "Existem dias assim...".lembras-te?
Depois com o passar do tempo, vai sendo mais um momento,depois a alegria ,a satisfação, a sensação do dever cumprido e finalmente a paz e nova motivação para mais um objectivo a atingir.
" A Mulher sábia é aquela que não se entristece com as coisas que não tem, mas, que rejubila com as que tem...".

Bjos AC