quarta-feira, 7 de dezembro de 2005

Um país...um mundo novo!


Após alguns meses num país estrangeiro, começamos a compreender as suas tradições, os seus contornos sociais, económicos, políticos, culturais. Adoptamos uma visão menos crítica e mais de aceitação, de apropriação até. Procuramos caminhos nos mapas, monumentos, marcos que nos façam criar uma representação rápida e genuína daquele pedaço de terra que anexamos ao coração. A Bélgica é um país pequeno. Tem muito verde. Chove muito. Tem cidades muito escuras, cinzentas, mas ao mesmo tempo, encantadoras, de contos de fadas, imponentes. Bruxelas diz-se a capital da Europa, já que acolhe a sede do Parlamento Europeu. É um país federalista e com uma família real activa. É principalmente bilingue: fala-se em francês e em flamengo (e ainda tem uma pequena região onde se fala alemão). É assim que posso fazer um rascunho (muito "rascunho") deste curioso país...mas se quiser desenhar um pouco mais direito, com linhas mais perfeitas, direi que descobri muitos outros pormenores interessantes, tradições originais, uma cultura diferente.
Belgique, país conhecido pelos chocolates, a cerveja, a Banda Desenhada e as frites (batatas fritas) . Em cada canto existem chocolateries, bares com mais de 2000 tipos de cerveja diferentes, lojas do Tintin, friteries...
É um país de sabores, de histórias.
Conhecê-lo é/foi, também, entrar no seu espírito, ouvir os seus mitos, compreender as suas contradições, os seus ideais...adoptá-lo como experiência!
É um cantinho bastante acolhedor. Espero cá voltar e por aqui ficar mais um tempinho...há sempre novos pormenores a conhecer. Para mim, será sempre um mundo novo!

1 comentário:

Liliana Valente disse...

Boas boas são as frites com pão e molhos... refeição saudável...Eu preferia o crêpe à cassonade...Posso pedir um kg? Prometo q aprendo a fazer crepes até chegares..