quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Construir castelos na areia..


Na experiência erasmus, aprendemos que tudo é passeageiro e que tudo acabará em breve. Tomamos consciência de um mundo mais pequeno, o mundo erasmus, de um universo mais particular. Agimos com menos cautela e pensamos menos nas coisas. Todas as acções se tornam importantes, mesmo quando não passam de banalidades ou pormenores do quotidiano. Prestamos atenção a luzes e sombras diferentes, com um brilho nos olhos original. Aceitamos melhor e toleramos mais. Estamos dispostos a quase tudo e nesse quase tudo, uma grande parte é mesmo tudo...queremos viver, presenciar, abraçar cada momento como se fosse mesmo o último das nossas vidas. Porque, na verdade, o é. Aqui tudo é fugaz e irrepetível, perene e instável. É essa a magia e o desgosto do erasmus. Por isso ele encanta e desencanta. É como se fosse um pedaço arrancado à nossa vida, onde flutuamos à deriva (e é isso que sabe tão bem!), sem um caminho direito. Há curvas, subidas e descidas...mas nunca corta-matos, porque o objectivo não é chegar ao fim rápido, mas chegar ao fim feliz, satisfeita, realizada. É esse um dos propósitos do erasmus, é esse um dos motores que nos move. Mas o que interessa é o caminho que percorremos e não o final que alcançamos. É esse percurso que nos vai marcar para o resto da vida e é lá que permanecem os pequenos grãos, que juntos desenham o nosso pequeno mundo erasmus. Eles são, no passado, aquilo que ansiámos. No presente, o nosso "lar". No futuro, as boas recordações que nos modificarão para sempre como pessoas.
É com eles que construímos o nosso mundo aqui...um mundo "tout à fait" especial, com ex-libris variados...mas que não passam de belas construções de castelos na areia! Cuidado.
*Caricas*

2 comentários:

mj disse...

Bingo.
...

Anónimo disse...

Desejo -vos que a vida seja sempre sorridente lembrem -se que sempre que sorrirem apaga -se uma tristeza e acende -se uma esperança.
Muitas pessoas entrarão e sairão da vossa vida, mas só as que são verdadeiramente amigas deixarão marcas no vosso coração.
Bjos
AC