terça-feira, 8 de novembro de 2005

Visitas

Estes últimos dias têm sido intensas em visitas de Portugal, o que significa emoção, diversão, alegria e mto carinho...

Para começar no dia 29 chegou a minha família para passar uns dias cmigo... os meus pais, o meu irmão, os meus tios, os meus padrinhos e os meus primos... uff, nove pessoas no total... para a maioria dos meus colegas Erasmus é uma coisa incrível, alguns deles nem têm uma familia inteira com tantas pessoas... O meu irmão veio de surpresa (tão bom...). Só que, como veio sem avisar, não havia lugar pa ele... lindo... mas o segurança, simpático, disse q não fazia mal... "puede quedarse con tus padres en su habitación. yo no lo voy a comentar con Maya (administradora)... tranquila..." eh eh
Os condutores estavam cansados da viagem, queriam dormir um pouco. As mulheres ficaram a jogar às cartas... que saudades! só faltava a minha avó com aquele mau perder dela para a risada ser maior... pode parecer parvoíce, mas as tardes que passo com a minha família a petiscar, a jogar às cartas e a dizer (e fazer) palhaçadas (e nisso ninguém bate a minha tia e o meu pai...:p) são das coisas que mais prezo e de que mais tenho saudades. Porque somos uma família, no seu verdadeiro conceito. Não somos só familia de sangue, somos família do coração...
Passeámos um pouco, não tanto qto queria... Não deu para mostrar-lhes alguns sitios que contrastam com o escuro desta cidade... Não sei pq mas justamente qdo cá estavam foi qdo vi esta cidade mais suja e mais feia. Com que má impressão ficaram... Não é decerto o "cantinho do céu" em que vivem, mas não costuma estar tão feia cm estava nesses dias... O domingo é o dia mais sujo da semana... As pessoas "van de fiesta por la noche" de sábado e deixam os bares, as ruas horrivelmente sujas... E nesse domingo as ruas estavam mais sujas q nunca. Não gostram mto do sítio mas isso já esperava... Mas o importante é que ri mto, senti me em família, a qual, como smp soube, é vital para mim.
Chegado o dia de ir embora, madrugada de dia 1 deste mês, abraços apertados, "obrigada por terem vindo", olhos húmidos e um "até breve". Sim, porque no Natal lá estarei...:) Adoro vos mais q mto*


E logo na sexta, dia 4, acordei alegre e contente pois ia esperar a Catarina e a Marina ao termibus para passarem o fim de semana cmigo... Qdo lá cheguei o autocarro já tinha chegado, chegou adiantado... Abraços apertados e lá as levei a conhecer uma zona menos boa de Bilbao, a minha... Qdo chegámos, fomos pôr as coisas no quarto delas, conhecer o meu e a residência em si. Almoçámos e dps decidimos ir ao meu campus pa verem cm era... dps de chegarmos fomos pelo centro até ao centro comercial... uma saga para encontrar umas calças pa mim, "sem efeito de pêra" cm diria a Catarina... nada... que frustração... mas a Catarina enamorou se por um casaco com ar de menina... dps fomos ver o Guggenheim por fora à noite... mas as luzes não estavam acesas e o impacto não foi tão grande qto esperávamos (eu tb ainda não tinha visto o museu à noite...)... tiradas umas das mts fotos, seguimos para a residência pelo rio... mto agradável... chegadas à residência fomos fazer o jantar...:) e ficou decidido... sábado seria dia de San Sebastian... confundi me toda com as horas, chegámos a todo o lado mais cedo do que era preciso... eh eh como corremos pa afinal descobrirmos que ainda faltava meia hora po bus... o dia foi lindo... apesar do frio que se fez sentir todo o fim de semana, foi lindo... elas adoraram a cidade (é possível o contrário?). Almoçámos num restaurante tipo taberna, a sra q nos atendeu fazia lembrar uma empregada de botequim, segundo a Catarina. Nesse dia havia jogo de futebol... adeptos por todo o lado... fomos ver a praia de surfistas para regalo da Marina...:) e na volta pa apanhar o bus passámos por uma zara e voilá umas calças pa nês e uma maquilhagem pa Marina pela mão da nossa Sininho... :) Sesta no autocarro e ao chegar a Bilbao fomos em busca do casaco q apaixonou a Catarina... malditas obras fizeram nos dar voltas e mais voltas mas tb nos fez descobrir um parque lindo onde nunca tinha estado... casaco comprado era altura de ir às pizzas... e dps cansaditas ficámos a ver um filme no meu quarto... Domingo era dia de Guggenheim por dentro... Com três pisos tem bastantes coisas pa se ver... interessantes? bem, isso já depende da pessoa...
Refeições na minha pequena mesa, saga dos pastéis típicos, peripécias no metro, fotos, artísticas, de perfis manhosos, lindas, o carrocel de san sebastian, mto riso e alegria.. tanta coisa fiz com elas... chegada a altura de regressarem, abraços apertados e beijos grandes.
Beijos minhas marias... brigada por tudo!

Das coisas que mais guardo destas visitas são sem dúvida os sorrisos, mas tb frases cm "há que ter força", cm disse o meu tio ou "agora tens saudades de casa mas qdo voltares vais passar o resto da vida com saudades de aqui", cm me disse a Catarina ou tb "ainda não vi nada feio aqui! acho que exageraste nês...", cm me repetiram elas qdo aqui tiveram... sim, sem dúvida há que ter força, muita, e sem dúvida que tenho saudades de muito e de muitos, mas penso que é verdade... acho que dps de ir embora em fevereiro, vou ter saudades de aqui, das pessoas que vou conhecendo e às quais me vou ligando, dos sítios em que passo todos os dias ou aqueles que me seduzem por um ou outro aspecto singular... e pensando bem... se calhar sim, se calhar pintei o quadro mto negro... Bilbao é uma cidade... não é bonita em si, mas nem por isso deixa de ter sitios bonitos, coisas boas... e é isso que tenho de valorizar... pois se vai ser a minha casa até fevereiro há que ver os seus aspectos positivos... negativos são smp os que provocam maior impacto e até agora tenho-os tomado cm referência maior daqui... mas nada é totalmente mau... nem totalmente bom... cm tudo na vida, há que aproveitar o que há de bom e tentar dar volta ao que é mau ou menos bom... aqui não é diferente... aqui tb pode ser bom...

Sem comentários: